Sou dramática, intensa, transitória e tenho uma alegria em mim que quase me deixa exausta. Eu sei sorrir com os olhos e gargalhar com o corpo todo. Eu sei chorar toda encolhida abraçando as pernas. Por isso, não me venha com meios-termos, com mais ou menos ou qualquer coisa. Venha a mim com corpo, alma, vísceras e falta de ar.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O sangue menstrual como instrumento mágico


Desde o início, o sangue menstrual era mais do que apenas um indicador do ciclo de fertilidade de uma mulher. Na Antigüidade, o ciclo menstrual da mulher seguia as fases lunares com tanta precisão que a gestação era contada por luas e os mistérios do sangue sempre estiveram associados aos poderes de magia feminina: antes dos avanços científicos e o entendimento biológico da menstruação, o ciclo mensal era visto como algo mágico porque representava a capacidade que a mulher tinha de sangrar sem com isso adoecer. Como os povos primitivos viam o sangue como algo diretamente ligado a vida e a morte, o fato das mulheres sangrarem mensalmente sem terem sua saúde prejudicada era motivo de espanto e admiração, reafirmando assim a sacralidade da mulher, a qual todos honravam.

Através da longa história da magia, o sangue menstrual já foi usado de diversas maneiras. Nas religiões matrifocais, era um portal tanto para a regeneração física como para a transformação espiritual. Servia também para cura, uma vez que o fluxo de sangue menstrual tende a absorver energias diversas.
 Mulheres em seu periodo menstrual podiam absorver a energia dos outros e aterrá-la através de seu próprio sangramento físico. Uma vez que o sangue fosse lançado à terra, a energia seria neutralizada e a cura de fato, poderia ter início. Outros relatos afirmam que o sangue menstrual era também utilizado para fertilizar as sementes para o plantio, passando a essência da vida a elas. Campos eram por vezes, borrifados com uma mistura de água e sangue menstrual para estimular o crescimento das plantas.Hoje, algumas linhas filosoficas e escolas mágicas defendem o uso do sangue menstrual para sacralizar e abençoar instrumentos mágicos, aumentando-lhes o poder e dando uma assinatura pessoal aos feitiços. Os ciclos são exaltados novamente em algumas tradições, onde existem grupos internos de estudos e onde são feitas reconsagrações do ventre, ritual este que visa auxiliar a mulher pagã de hoje a se reconectar com seu Eu Feminino mágico, pois o poder do ventre é o poder criador da Deusa que vive em cada mulher. Sendo reconhecido, honrado e sacralizado, esse poder "gera" mulheres plenas, livres e que se relacionam com os outros por inteiro,  o que traz grande aumento do poder pessoal.

http://serpentedeprata.multiply.com/journal/item/33

Um comentário:

  1. Achei bastante interessante o texto. Um detalhe sobre menstruação que desperta minha curiosidade é aquela questão em torno da lua na qual menstruamos e ovulamos. Já ouvi que o ideal seria menstruar sempre na lua cheia, mas também já ouvi sobre mulheres que menstruam na lua nova. Qual sua opinião sobre isso?

    ResponderExcluir