Sou dramática, intensa, transitória e tenho uma alegria em mim que quase me deixa exausta. Eu sei sorrir com os olhos e gargalhar com o corpo todo. Eu sei chorar toda encolhida abraçando as pernas. Por isso, não me venha com meios-termos, com mais ou menos ou qualquer coisa. Venha a mim com corpo, alma, vísceras e falta de ar.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Mandala


O que é a Mandala?

Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.

Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.

A Mandala nas culturas

Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa.

Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII.

A forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as galáxias. Se observarmos o cotidiano a nossa volta, perceberemos estruturas mandálicas onde nunca pensaríamos haver.

A mandala e a metafísica

A mandala e a união dos opostos num nível mais alto da consciência, não é uma questão racional e muito menos uma questão de vontade, mas um processo de desenvolvimento psíquico, que se exprime em símbolos.

E difícil dizer algo sobre a historia das mandalas, porque a historia pressupõe tempo, a mandala, porem,existe em essência.

A historia das mandalas como em toda historia regular – deve começar com o seu surgimento. Mas isso já se torna problemático, pois a mandala não se deixa ordenar pelo tempo; alias, nem sequer e possível observa-la, pois sempre tende a nos atrair para o seu centro, e nesse ponto central, o tempo e o espaço cessam de existir.

Para que serve a Mandala

A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A mandala pode restabelecer a saúde interior e exterior. Podemos usar uma mandala para a cura emocional, que refletirá positivamente em nosso estado físico. Também podemos utilizar uma mandala para a cura e harmonização de ambientes, como o familiar e o de trabalho, ou para preparar um espaço especial.

http://www.belmandalas.com/archives/80

Nenhum comentário:

Postar um comentário